Blog

9 Benefícios Excelentes da Laranja para Sua Saúde

30/01/2018

Quanto mais se estuda a laranja, mais benefícios são descobertos. 

A ciência continua a desvendar novas propriedades da laranja relacionadas à saúde e o bem-estar. Por se tratar de uma fruta tão presente na vida de tantos brasileiros, é importante tentar separar os mitos das evidências científicas, e estabelecer os fatos associados ao consumo da laranja.

 De acordo com artigo publicado pelo Health Line, um dos maiores sites do mundo sobre saúde para consumidores e responsável pela compilação de inúmeros artigos científicos sobre saúde, nutrição e perda de peso, os principais benefícios (conhecidos) associados ao consumo de laranja são:

1. Fonte de carboidratos: Excelente fonte de carboidratos e açúcares essenciais ao metabolismo humano

2. Fonte de fibras: rica em fibras capazes de melhorar a digestão e a flora intestinal

3. Vitamina C: Essencial para diversas funções corporais, incluindo imunidade, crescimento e reparo.

4. Tiamina: Também conhecida como vitamina B1, a tiamina é essencial para o metabolismo e o bom funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso

5. Folato: Também conhecido como vitamina B9, o folato é importante para a divisão e crescimento celular, entre outras coisas.

6. Potássio: O potássio ajuda no controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão e na saúde cardiovascular em geral.

7. Fenólicos: Os fenólicos possuem fortes propriedades antioxidantes. Os mais conhecidos são os flavonoides.

8. Carotenoides: As frutas cítricas são ricas em carotenoides, um tipo de antioxidante responsável pela coloração laranja da fruta.

9. Ácido cítrico: Diversas pesquisas indicam que essas substâncias são capazes de prevenir a formação de pedras nos rins, entre outros benefícios a saúde. 


1. Carboidrato do Bem

Laranjas são basicamente compostas de carboidratos e água, e não contêm quantidades significativas de proteínas ou gorduras. Açúcares simples como glucose, frutose e sacarose são os principais carboidratos nas laranjas e são responsáveis pelo seu sabor doce.

A despeito de terem um conteúdo de açúcar, o índice glicêmico (IG) da laranja é relativamente baixo, ficando entre 31 e 51. O IG é um indicador da velocidade que um alimento contendo carboidrato aumenta a glicose no sangue. Alimentos com alto IG (acima de 85) estão comprovadamente associados ao ganho de peso e obesidade. Por outro lado, alimentos com baixo IG trazem inúmeros benefícios a saúde, como controle de peso, boa digestão, melhor sono, maiores níveis de energia, entre outros.

 O baixo IG da laranja é decorrente da presença de polifenóis e fibras, que moderam o aumento da quantidade de açúcar no nosso sangue. Dessa forma, o consumo de laranjas não deveria causar picos de açúcar no sangue e os malefícios a saúde associados a tais picos. No entanto, o consumo moderado (máximo 2-4 laranjas por dia) é sempre recomendado, especialmente para pessoas com síndromes metabólicas como diabetes ou pessoas que estão em dietas restritivas de carboidratos.


2. Fibras São Suas Amigas.

Laranjas também são uma excelente fonte de fibras. Uma laranja grande (185g) contem aproximadamente 18% da dose diária recomendada de fibras.

As principais fibras encontradas na laranja são:

Assim, a laranja traz grandes benefícios para sistema digestivo e flora intestinal em razão do seu rico conteúdo de fibras. Além disso, essas fibras ajudam na perda de peso e níveis mais baixos de colesterol.

 É importante lembrar que para maximizar a quantidade de fibras ingeridas deve-se consumir a laranja em gomos ou inteira. A quantidade de fibras no suco de laranja é 40 a 60% menor.


3. Notoriamente Rica em Vitamina C.

A laranja não é o alimento com a maior quantidade proporcional de vitamina C, mas é certamente um deles. Uma laranja grande inteira é capaz de fornecer 100% da dose diária recomendada de vitamina C. 

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é considerada um dos nutrientes mais seguros e eficazes do planeta. Alguns dos seus muitos benefícios incluem proteção contra deficiências imunológicas, doenças cardiovasculares, problemas de saúde pré-natal, doenças oculares e até enrugamento da pele.

A vitamina C é necessária para o crescimento, desenvolvimento e reparo de todos os tecidos do corpo humano. Está envolvida em diversas funções corporais como a formação de colágeno, absorção de ferro, proteção do sistema imunológico, recuperação de lesões e manutenção dos ossos, cartilagem e dentes.

Para conhecer mais sobre as propriedades da vitamina C, leia esse artigo publicado pela WebMD.


4. Além da Vitamina C: Tiamina

A laranja não fornece só a famosa vitamina C, mas também é fonte de outras vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Um desses nutrientes é a tiamina. Também conhecida como vitamina B1, a tiamina é essencial para o metabolismo e o bom funcionamento do coração, músculos e sistema nervoso.

 

5. Além da Vitamina C: Folato

Também conhecido como vitamina B9, o folato é importante para a divisão e crescimento celular, e na formação do DNA. Níveis adequados de folato também estão associados a menores concentrações de homocisteína sanguínea, que é fator de risco para doenças cardiovasculares. Para ler mais sobre folato clique aqui.

 

6. Além da Vitamina C: Potássio

A laranja é uma excelente fonte de potássio. O potássio ajuda no controle da pressão arterials em pessoas com hipertensão e na saúde cardiovascular. Para ler mais sobre as propriedades e benefícios do potássio clique aqui.


7. O Poder dos Compostos Vegetais: Fenólicos

A laranja também é rica em compostos vegetais bioativos, ligados a diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. Os dois principais compostos vegetais na laranja são os fenólicos e os carotenoides.

Os fenólicos possuem fortes propriedades antioxidantes. Os mais conhecidos são os flavonoides:


8. O Poder dos Compostos Vegetais: Carotenoides

Todas as frutas cítricas são ricas em carotenoides, um tipo de antioxidante responsável pela coloração laranja da fruta.


9. Ácido Cítrico: O Salgadinho Saudável

O ácido cítrico é o que contribui para traços do sabor salgado e acidez presentes em maior ou menor grau nas laranjas. Diversas pesquisas indicam que essas substâncias são capazes de prevenir a formação de pedras nos rins. O ácido cítrico, assim como a vitamina C, também ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Dessa forma, sempre que consumido com alimentos ricos em ferro, o ácido cítrico (e a vitamina C) previnem a anemia. 


Resumindo: sabemos que a laranja é um alimento muito rico em carboidratos, fibras, vitaminas e outros nutrientes. Muitas dessas descobertas são relativamente recentes e a ciência continua a encontrar novas propriedades da laranja que são benéficas a saúde humana.

 

Por isso é muito importante que você consuma laranjas de alta qualidade, onde todos os seus benefícios à saúde estejam presentes.

 

O consumo moderado (máximo 2-4 laranjas por dia) e a ingestão da fruta em gomos ou inteira são recomendados para maximizar tais benefícios.

 

Brix: A Laranja Que Você Consome É de Alta Qualidade?

A melhor maneira de saber se uma laranja é de alta qualidade é realizando um teste de Brix. O Brix é uma escala que mede a quantidade de solúveis contidos na laranja (e em diversos outros frutos e alimentos), em especial os açúcares, fibras e vitaminas.

 

Quanto mais alto for o Brix, mais doce será a laranja e mais ela terá todas as substâncias descritas nos parágrafos acima, trazendo os benefícios a saúde desejados por quem as consome.

 

A média (baixa) do Brix da laranja vendida para a indústria e nos supermercados é de Brix grau 7-8. Somente laranjas com Brix acima de grau 10 são consideradas de alta qualidade. Aquelas que apresentam Brix acima do grau 12 são frutas excelentes e quem as consome pode ter a total confiança na integridade da composição da fruta e apreciar seu sabor superior.

 

Clique aqui para saber o Brix das nossas laranjas.

 

Adoramos receber perguntas e comentários sobre tudo que está relacionado a citricultura e aos nossos posts.

 

Entre em contato conosco por e-mail ou nos encontre nas redes sociais (Instagram, Facebook).

 

Obrigado e bom dia!

 

 

Ricardo Saad G R é um dos fundadores do Laranja Deli

ricardo@laranjadeli.com

 

Facebook e Insta: laranjadeli