Blog

Afinal, de onde vem a laranja?

14/05/2019


Não há relatos de laranjas doces que ocorrem na natureza. Em geral, acredita-se que laranjeiras teriam se originado no sudeste da Ásia, nordeste da Índia ou da China meridional e que foram os primeiros cultivados na China por volta de 2500 a.C.


Na Europa, foram introduzidas na Itália pelos cruzados no século 11. Foram amplamente cultivadas no sul para fins medicinais, mas a laranja era desconhecida até o final do século 15 ou no início do século 16, quando comerciantes italianos e Portugueses trouxeram laranjeiras na área do Mediterrâneo.


Pouco tempo depois, a laranja doce foi rapidamente adotada como um fruto comestível. Foi também considerada um bem de luxo. Por volta de 1646, a laranja doce era bem conhecido em toda a Europa.


Exploradores espanhóis introduziram a laranja doce no continente americano. Em sua segunda viagem, em 1493, Cristóvão Colombo levou sementes de laranjas, limões e cidras para o Haiti e Caribe. Expedições subsequentes em meados dos anos 1500 trouxeram laranjas doces da América do Sul e México, e para a Flórida em 1565, quando Pedro Menéndez de Avilés fundou Santo Agostinho.


Missionários espanhóis trouxeram laranjeiras para o Arizona entre 1707 e 1710, enquanto os franciscanos fizeram o mesmo em San Diego, Califórnia, em 1769.


Um pomar foi plantado em San Gabriel Mission por volta de 1804 e um pomar comercial foi criado, em 1841, perto da atual Los Angeles. Em Louisiana, laranjas foram provavelmente introduzidas por exploradores franceses.


Archibald Menzies, o botânico e naturalista sobre a Expedição Vancouver, coletou sementes de laranja na África do Sul, levou as mudas a bordo e deu-lhes a vários chefes havaianos em 1792.Eventualmente, a laranja doce foi cultivada em grandes áreas das ilhas havaianas, mas seu cultivo parou após a chegada da mosca da fruta mediterrânea no início de 1900.



Como as laranjas são ricas em vitamina C, durante a Era dos Descobrimentos, portugueses, espanhóis e holandeses marinheiros, plantaram árvores cítricas ao longo das rotas de comércio para evitar o escorbuto.


Por volta de 1872, a Flórida obteve sementes de Nova Orleans, e muitos laranjais foram estabelecidos por enxertia.